domingo, 24 de março de 2013

Processo de defumação natural ressalta sabor de embutidos e defumados

Processo de defumação natural ressalta sabor de embutidos e defumados

Processo de defumação natural ressalta sabor de embutidos e defumados
É nas crises que surgem as melhores ideias para negócios. A frase, conhecida e dita a cada nova dificuldade financeira, serve, além de motivação, de exemplo real em algumas situações. Este é o caso da história relatada neste texto, que conta a trajetória dos idealizadores da fábrica de embutidos e defumados Feichtenberger. 
Trabalha com pecuária de corte? Saiba mais sobre o simpósio CONFINAR 2013.
Imigrante que chegou ao Brasil em 1925 vindo da Suíça, Karl, que aqui no país tropical virou Carlos Feichtenberger (1911-2000), teve que trabalhar primeiro em uma siderúrgica na grande São Paulo para descobrir, no interior do Paraná, a vocação para a confecção de alimentos. Em 1933 surgiu a Casa de Banha e Linguiça Carlos Feichtenberger, já em Itapetininga-SP. Apesar da evolução no processo produtivo, a empresa consolidou-se justamente por manter o modo artesanal de fabricação, defumando naturalmente através da queima da serragem da madeira de eucalipto, que deve ser livre de resinas para não modificar o sabor. Como explica o neto do fundador da defumaria, Rogério Feichtenberger, existem algumas pessoas que usam, inclusive, orégano junto à lenha para obter aromas diferenciados.
Costelinha defumadaO estabelecimento da Avenida Peixoto Gomide, centro da cidade, fornece hoje mais de 30 alimentos, entre cozidos, defumados, linguiças e salsichas especiais. Além dos tradicionais, como bacon, calabresa e presunto, a empresa desenvolveu também produtos exclusivos, tais como a lingüiça de lombo, o codeguim e a coxa de peru defumada. Rogério explica que o carro-chefe da Feichtenberger é a linguiça defumada, seguida pelo joelho de porco e kassler, cujas características são apresentadas mais abaixo nesta matéria.


Renovação
Apesar de se tratar de um processo antigo e feito através de técnicas tradicionais, é necessário inovar para dar sequência ao legado de família. O pai de Rogério, homônimo de seu avô, Carlos Feichtenberger, é quem se responsabiliza pela criação de novas receitas. A última foi idealizada há seis meses, quando fez um presunto cru parecido com o parma. O sabor agradável possibilitou a comercialização e o filho aprova: “Meu pai que é o inventor de defumados. Todo dia ele faz experiências, tentando criar produtos novos e com sabores diferenciados”. As diversas criações, no entanto, não mudam o paladar de Rogério. “Meu prato preferido é o joelho de porco defumado com batatas ao forno. Muito bom!”, revela.
Joelho de porco, kassler, salsichas berger e branca
A evolução da Feichtenberger Defumados não acontece apenas na confecção e venda de comidas diferenciadas. Há três anos a empresa decidiu divulgar a fabricação de alimentos também pela internet. “Uma empresa conceituada tem que ter um site. Com a globalização, acaba sendo uma vitrine para o Brasil e o mundo.”, diz Rogério.
Embutidos e Defumados
Os primeiros alimentos derivados deste processo de fabricação surgiram pela necessidade. Como não havia métodos que resfriassem a carne para mantê-la fresca por mais tempo, como faz o freezer ou geladeira, o jeito era encontrar meios de conservar sem perder o sabor. Assim nasceu a técnica de curar a carne com sal e ervas que ressaltam o sabor e aroma. “Realmente os primeiros defumados foram inventados pela necessidade de conservação dos produtos de origem animal, mas o sabor agradou tanto que permanecem até hoje e foram sendo aprimorados”, destaca Rogério Feichtenberger. “Muita gente aprecia comer bem com qualidade e é exatamente isso que a gente tem como objetivo - manter a tradição e qualidade em alimentos defumados”, finaliza.
Confira abaixo os principais produtos da loja:
Panceta defumada
Cozidos: codeguim (frio de carne suína e bovina, conhecido também como “queijo de porco”), morcela (feito também de carne bovina e suínas, com liga de couro) e presunto.











 
Costelinha e salame defumadoDefumados: bacon, copa lombo, costela suína, coxa de peru, frango, joelho de porco, kassler (bisteca suína defumada), lombo, lombo canadense, mortadela, panceta (feita do torresmo, sem couro e sem muita gordura), pernil, paleta, presunto de frango, presunto defumado, presunto parma, salame de lombo e tender.










Linguiça de porco defumadaLinguiças: calabresa, de frango, de lombo, de pernil (fresca ou defumada), mista (com carne suína e bovina), pop (pura e defumada), portuguesa (com pimenta e vinho), wurst (com ervas finas), paio, berger (feita nos padrões alemães) e branca (ervas finas e condimentos especiais).










*fotos: arquivo de Rogério Feichtenberger

Nenhum comentário: