Em sua maneira direta e bruta, sem paciência com a estupidez, Arnaldo Jabour
começa uma crônica assim: “Primeiro, a Idiotice se fez carne e habitou
entre nós. Uma das tarefas mais simples de ser realizada é disseminar a
Idiotice. Se vocês olharem ao redor verão exemplos disso em cada
esquina, em cada discurso de político, em cada propaganda de cosmético”.
Ele falava da boate que pegou fogo e matou D U Z E N T O S E T R I N T A E N O V E jovens.
Ele chama de idiotice alguém se meter num lugar fechado onde ficam
amontoados uns sobre os outros. A estupidez sempre foi companheira do
ser humano.
Mas há o que seguem outro caminho. O livro Iniciação ao Misticismo Cristão fala dos que procuram a scala pefectionis:
“A evolução para alcançar a iluminação é denominada escada da perfeição e tem três degraus:
1. Vida purgativa em que a pessoa luta para se libertar da tirania dos sentidos, anulando o ego com toda sua carga de egoísmo. Inclui renúncia, confissão e autocontrole, além da busca da sabedoria.
2. Vida iluminativa implica na disposição de lançar uma luz nova sobre tudo que entendia e fazia. O conhecimento que possuía desaparece, torna-se ignorante, achando ser trivialidade todo saber humano e mergulhando no saber divino.
3. Vida contemplativa é o ápice da peregrinação interior. A alma está unida a Deus sem nada interpondo-se entre eles.
São João da Cruz descreveu este estado de espírito num poema:
Para alcançardes a felicidade
Não desejes ter prazer em nada.
Para possuirdes tudo
Nada desejes.
Para alcançar a plenitude
Almeje a ser nada.
Para conhecer todas as coisas
Deseje nada saber”
É, são dois caminhos.
Mas há o que seguem outro caminho. O livro Iniciação ao Misticismo Cristão fala dos que procuram a scala pefectionis:
“A evolução para alcançar a iluminação é denominada escada da perfeição e tem três degraus:
1. Vida purgativa em que a pessoa luta para se libertar da tirania dos sentidos, anulando o ego com toda sua carga de egoísmo. Inclui renúncia, confissão e autocontrole, além da busca da sabedoria.
2. Vida iluminativa implica na disposição de lançar uma luz nova sobre tudo que entendia e fazia. O conhecimento que possuía desaparece, torna-se ignorante, achando ser trivialidade todo saber humano e mergulhando no saber divino.
3. Vida contemplativa é o ápice da peregrinação interior. A alma está unida a Deus sem nada interpondo-se entre eles.
São João da Cruz descreveu este estado de espírito num poema:
Para alcançardes a felicidade
Não desejes ter prazer em nada.
Para possuirdes tudo
Nada desejes.
Para alcançar a plenitude
Almeje a ser nada.
Para conhecer todas as coisas
Deseje nada saber”
É, são dois caminhos.
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