Como Abrir - Montar uma Olaria -
Fabricação de Tijolos
Olaria - Fabricação de Tijolos
Apresentação
do Negócio
A
fabricação de tijolos surge pela necessidade que o ser humano sempre teve para
se proteger em um local o mais seguro possível. Com isto o homem ao
longo dos tempos veio buscando meios que pudesse facilitar a construção de seus
abrigos e cada vez com maior segurança. Assim os processos e materiais
utilizados foram evoluindo até chegar a um produto altamente prático que é o
tijolo.
Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia, na Turquia. Em descobertas mais recentes, foram encontrados tijolos de 7.000 e 6.395 a.C., em Jericó e em Çatalhüyük, respectivamente. A partir de dados recolhidos nestas e outras descobertas arqueológicas, foi concluído que os tijolos cozidos (em detrimento dos tijolos secos ao sol - adobe) foram inventados no terceiro milénio antes do nascimento de Cristo, no Médio Oriente.
Os tijolos foram uma inovação tecnológica importante, pois permitiram erguer construções resistentes à temperatura e à humidade, numa condição que possibilitou ao homem fixar residência em local fixo, deixando então de ser nomade.
Por volta do ano de 1.200 a.C., o fabrico de tijolos generalizou-se na Europa e na Ásia.
A produção em massa, de tijolos, começou durante a Revolução Industrial onde as pequenas oficinas que produziam tijolos desapareceram para dar lugar a grandes fábricas, com fornos enormes, que tornavam a produção de tijolos mais rápida e barata.
Olaria é o nome dado ao local onde se fabricam peças de cerâmica. Existem vários tipos de olarias no Brasil, sendo algumas destinadas a fabricação de tijolos através do uso do barro e da força elétrica ou tração animal. O uso da força elétrica ou animal é para misturar o barro com a água em equipamentos próprios.
Olaria - Fabricação de Tijolos
Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia, na Turquia. Em descobertas mais recentes, foram encontrados tijolos de 7.000 e 6.395 a.C., em Jericó e em Çatalhüyük, respectivamente. A partir de dados recolhidos nestas e outras descobertas arqueológicas, foi concluído que os tijolos cozidos (em detrimento dos tijolos secos ao sol - adobe) foram inventados no terceiro milénio antes do nascimento de Cristo, no Médio Oriente.
Os tijolos foram uma inovação tecnológica importante, pois permitiram erguer construções resistentes à temperatura e à humidade, numa condição que possibilitou ao homem fixar residência em local fixo, deixando então de ser nomade.
Por volta do ano de 1.200 a.C., o fabrico de tijolos generalizou-se na Europa e na Ásia.
A produção em massa, de tijolos, começou durante a Revolução Industrial onde as pequenas oficinas que produziam tijolos desapareceram para dar lugar a grandes fábricas, com fornos enormes, que tornavam a produção de tijolos mais rápida e barata.
Olaria é o nome dado ao local onde se fabricam peças de cerâmica. Existem vários tipos de olarias no Brasil, sendo algumas destinadas a fabricação de tijolos através do uso do barro e da força elétrica ou tração animal. O uso da força elétrica ou animal é para misturar o barro com a água em equipamentos próprios.
Olaria - Fabricação de Tijolos
A
indústria de olaria, para fabricação de tijolos, nos últimos anos, tem
apresentado um crescimento substancial, em especial considerando a estabilidade
da economia nacional.
A estabilidade econômica nacional gerou uma ampliação da capacidade de consumo da população, e com forte tendência no desenvolvimento da área de construção civil. O que gera grande demanda na compra de tijolos a ser utilizado na construção de unidades habitacionais bem como na de unidades comerciais.
Assim, entende-se, que o mercado de olaria oferece uma boa perspectiva comercial. No entanto, deve-se atentar que existe uma forte concorrência, em especial por parte de grandes grupos empresariais.
Como Abrir - Montar uma Olaria - Fabricação de Tijolos
A estabilidade econômica nacional gerou uma ampliação da capacidade de consumo da população, e com forte tendência no desenvolvimento da área de construção civil. O que gera grande demanda na compra de tijolos a ser utilizado na construção de unidades habitacionais bem como na de unidades comerciais.
Assim, entende-se, que o mercado de olaria oferece uma boa perspectiva comercial. No entanto, deve-se atentar que existe uma forte concorrência, em especial por parte de grandes grupos empresariais.
Como Abrir - Montar uma Olaria - Fabricação de Tijolos
Estrutura
O tamanho
da estrutura varia segundo a expectativa de produção, aliado aos estudos
geológicos da base de extração de argila, bem como a capacidade de vendas no
atacado e da loja de varejo. Apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura baseada
na condição de ter uma área para indústria e outra em local diferente para
montagem da área comercial.
a) Indústria
1. Produção: nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será utilizado na extração da argila, transporte até a linha de produção, local esse que estará instalado os fornos de cozedura dos tijolos. Deve-se atentar que a localização dessa área deverá, de preferência, estar junto a mina de extração da argila, bem como deverá ser disponibilizado espaço físico para a estocagem dos tijolos prontos para comercialização.
2. Administração: deverá ser instalado à área administrativo-financeira, de preferência, junto à linha de produção. Mas existe a opção de se montar a área administrativo-financeira junto a loja comercial, e na área de produção ter um escritório de gestão industrial.
b) Loja comercial: nesse espaço deverá ser disponibilizadas amostras dos tijolos fabricados no olaria, já que o cliente final sempre irá buscar conhecer o resultado do produto final. Será necessária a instalação de um pequeno escritório para o atendimento dos clientes e das ligações telefônicas destinadas à venda de tijolos.
a) Indústria
1. Produção: nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será utilizado na extração da argila, transporte até a linha de produção, local esse que estará instalado os fornos de cozedura dos tijolos. Deve-se atentar que a localização dessa área deverá, de preferência, estar junto a mina de extração da argila, bem como deverá ser disponibilizado espaço físico para a estocagem dos tijolos prontos para comercialização.
2. Administração: deverá ser instalado à área administrativo-financeira, de preferência, junto à linha de produção. Mas existe a opção de se montar a área administrativo-financeira junto a loja comercial, e na área de produção ter um escritório de gestão industrial.
b) Loja comercial: nesse espaço deverá ser disponibilizadas amostras dos tijolos fabricados no olaria, já que o cliente final sempre irá buscar conhecer o resultado do produto final. Será necessária a instalação de um pequeno escritório para o atendimento dos clientes e das ligações telefônicas destinadas à venda de tijolos.
Olaria -
Fabricação de Tijolos
Pessoal
O quadro
pessoal varia de acordo com o tamanho do empreendimento. Mas acredita-se que
para iniciar a atividade produtiva deva-se contar com 9 a 21 funcionários:
Área da Indústria
• Batedor: três pessoas para trabalhar como batedor, profissional responsável pela retirada dos blocos de argila não cozidos da esteira ou quem transporta a argila para fazer sua moldagem e corte.
• Lanceador: duas pessoas para atuar como lanceador, profissional responsável pelo transporte dos blocos de argila não cozidos, já cortados e moldados e os dispõe para secagem ao sol.
• Forneiro: três pessoas para atuar como forneiro, responsável pelo transporte dos blocos de argila, já moldados, cortados e após secagem ao sol nos fornos para serem queimados; também é responsável pelo fechamento do forno, tapando a “boca do forno” com uma parede feita de argila.
• Queimador: duas pessoas para atuar como queimador, profissional responsável pelo transporte e disposição do material combustível (lenha, óleo diesel, etc., e controla o fogo durante o cozimento dos tijolos e também controla os ventiladores para o resfriamento e a velocidade do cozimento, aumentando ou diminuindo. Em geral, este funcionário trabalha em turnos de 12 por 36 horas, o que eleva o número inicial para quatro pessoas.
• Carregador: quatro pessoas para atuar como carregador, profissional responsável pelo transporte dos tijolos já cozidos e resfriados para os montes do depósito de produtos acabados.
• Escritório Administrativo: duas pessoas para trabalhar no escritório administrativo, bem como atendimento de telefones.
• Extração de argila: será necessário de quatro a cinco pessoas para atuar na extração e transporte da argila até a base produtiva, que é a olaria.
Loja para vendas
• Duas pessoas para escritório de vendas, que atenderá as ligações telefônicas bem como efetuará as vendas, além de visitar os clientes externos.
O empreendedor deverá estar presente em tempo integral na empresa, principalmente nas atividades ligadas à gestão, de forma geral, incluindo área administrativo-financeira, produtiva e de extração de argila.
Área da Indústria
• Batedor: três pessoas para trabalhar como batedor, profissional responsável pela retirada dos blocos de argila não cozidos da esteira ou quem transporta a argila para fazer sua moldagem e corte.
• Lanceador: duas pessoas para atuar como lanceador, profissional responsável pelo transporte dos blocos de argila não cozidos, já cortados e moldados e os dispõe para secagem ao sol.
• Forneiro: três pessoas para atuar como forneiro, responsável pelo transporte dos blocos de argila, já moldados, cortados e após secagem ao sol nos fornos para serem queimados; também é responsável pelo fechamento do forno, tapando a “boca do forno” com uma parede feita de argila.
• Queimador: duas pessoas para atuar como queimador, profissional responsável pelo transporte e disposição do material combustível (lenha, óleo diesel, etc., e controla o fogo durante o cozimento dos tijolos e também controla os ventiladores para o resfriamento e a velocidade do cozimento, aumentando ou diminuindo. Em geral, este funcionário trabalha em turnos de 12 por 36 horas, o que eleva o número inicial para quatro pessoas.
• Carregador: quatro pessoas para atuar como carregador, profissional responsável pelo transporte dos tijolos já cozidos e resfriados para os montes do depósito de produtos acabados.
• Escritório Administrativo: duas pessoas para trabalhar no escritório administrativo, bem como atendimento de telefones.
• Extração de argila: será necessário de quatro a cinco pessoas para atuar na extração e transporte da argila até a base produtiva, que é a olaria.
Loja para vendas
• Duas pessoas para escritório de vendas, que atenderá as ligações telefônicas bem como efetuará as vendas, além de visitar os clientes externos.
O empreendedor deverá estar presente em tempo integral na empresa, principalmente nas atividades ligadas à gestão, de forma geral, incluindo área administrativo-financeira, produtiva e de extração de argila.
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Equipamentos
Os
equipamentos necessários para a montagem de uma olaria de fabricação de
tijolos, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
Área de Produção/Indústria
a. Caixa de alimentação;
b. Misturador;
c. Laminador;
d. Esteira automática;
e. Maromba;
f. Caldeira + exaustor (utilizados no processo de secagem artificial);
g. Fornos;
h. Retroescavadeira;
i. Caminhão basculante;
j. Carrinhos de transporte interno;
k. Poço artesiano;
l. Moinho;
m. Destorroador ou desintegrador.
Área de Produção/Indústria
a. Caixa de alimentação;
b. Misturador;
c. Laminador;
d. Esteira automática;
e. Maromba;
f. Caldeira + exaustor (utilizados no processo de secagem artificial);
g. Fornos;
h. Retroescavadeira;
i. Caminhão basculante;
j. Carrinhos de transporte interno;
k. Poço artesiano;
l. Moinho;
m. Destorroador ou desintegrador.
Área
Administrativa e Vendas
a. Mesas para escritório
b. Cadeiras
c. Arquivo de aço
d. Máquina de calcular
e. Microcomputador
f. Impressora
g. Internet
h. Telefone
i. Fax.
a. Mesas para escritório
b. Cadeiras
c. Arquivo de aço
d. Máquina de calcular
e. Microcomputador
f. Impressora
g. Internet
h. Telefone
i. Fax.
A parte
tecnológica é um item importante para qualquer segmento e não é diferente para
uma olaria de fabricação de tijolos. Assim havendo possibilidade, o
empreendedor deverá dotar sua empresa de todo o processo tecnológico
disponível; principalmente no que se refere ao controle da capacidade extrativa
da base de argila.
Assim os
estudos geológicos deverão ser procedidos e devidamente armazenados em software
adequado para mensurar o tempo estimado que a base de argila se exaurirá.
Será
necessário e obrigatório que seja feito investimentos em equipamentos de EPI –
Equipamentos de Proteção Individual para todos os funcionários que estejam
envolvidos no processo produtivo da olaria ou que de alguma forma e
necessidade, tenham acesso à área de produção, tais como botinas especiais,
abafador de ruídos, protetores auriculares, luvas especiais, óculos de
proteção, dentre outros.
Como
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Investimentos
Apresenta-se
abaixo uma idéia do montante a ser investido na implantação de uma olaria de
fabricação de tijolos:
Área de
Produção/Indústria
a. Caixa de alimentação - 2 = R$ 60.000,00
b. Misturador – 2 = R$ 24.000,00
c. Boquilha para tijolos – 5 = R$ 20.000,00
d. Laminador – 2 = R$ 19.000,00
e. Destorroador ou desintegrador – 1 = R$6.500,00
f. Moinho - 1= R$ 20.000,00
g. Esteira automática – 2 = R$ 5.000,00
h. Maromba – 2 = R$ 50.000,00
i. Caldeira com exaustor – 1 = R$ 6.000,00
j. Forno para queima a lenha ou briquetes– 2 = R$ 40.000,00
k. Retroescavadeira – 1 = R$ 40.000,00
l. Caminhão basculante – 1 = R$ 40.000,00
m. Carrinhos de mão para transporte interno – 10 = R$ 1.200,00
n. Poço artesiano – 1 = R$ 20.000,00
Investimento área de produção ........................ R$ 351.700,00
Área Administrativa e Vendas
a. Mesas para escritório – 6 = R$ 2.700,00
b. Cadeiras – 18 = 2.700,00
c. Arquivo de aço – 2 = R$ 900,00
d. Máquina de calcular – 4 = R$ 400,00
e. Microcomputador – 4 = R$ 6.000,00
f. Impressora – 2 = R$ 1.200,00
g. Internet – 1 = R$ 50,00
h. Telefone – 6 = R$ 300,00
i. Fax – 1 = R$ 450,00
Investimento área administrativa e vendas ........ R$ 14.700,00
a. Caixa de alimentação - 2 = R$ 60.000,00
b. Misturador – 2 = R$ 24.000,00
c. Boquilha para tijolos – 5 = R$ 20.000,00
d. Laminador – 2 = R$ 19.000,00
e. Destorroador ou desintegrador – 1 = R$6.500,00
f. Moinho - 1= R$ 20.000,00
g. Esteira automática – 2 = R$ 5.000,00
h. Maromba – 2 = R$ 50.000,00
i. Caldeira com exaustor – 1 = R$ 6.000,00
j. Forno para queima a lenha ou briquetes– 2 = R$ 40.000,00
k. Retroescavadeira – 1 = R$ 40.000,00
l. Caminhão basculante – 1 = R$ 40.000,00
m. Carrinhos de mão para transporte interno – 10 = R$ 1.200,00
n. Poço artesiano – 1 = R$ 20.000,00
Investimento área de produção ........................ R$ 351.700,00
Área Administrativa e Vendas
a. Mesas para escritório – 6 = R$ 2.700,00
b. Cadeiras – 18 = 2.700,00
c. Arquivo de aço – 2 = R$ 900,00
d. Máquina de calcular – 4 = R$ 400,00
e. Microcomputador – 4 = R$ 6.000,00
f. Impressora – 2 = R$ 1.200,00
g. Internet – 1 = R$ 50,00
h. Telefone – 6 = R$ 300,00
i. Fax – 1 = R$ 450,00
Investimento área administrativa e vendas ........ R$ 14.700,00
INVESTIMENTO
TOTAL .................................. R$ 366.400,00
ADEQUAÇÃO
DO IMÓVEL
Para esse segmento empresarial, a área de indústria, preferencialmente, deverá ficar junto, ou o mais próximo possível da mina de onde se extrai a argila. Com isto, deve-se estruturar nesse local um escritório administrativo-operacional e também um galpão em que se processam as etapas de manuseio de matéria-prima e o produto acabado que sai do forno, também é necessário que seja estruturada uma área para servir refeições aos funcionários que trabalham nesse campo de produção. Nesse mesmo espaço do galpão deverá ser construídos espaços destinados ao descanso dos funcionários nos intervalos entre turnos ou mesmo descanso obrigatório previsto em legislação.
Para esse segmento empresarial, a área de indústria, preferencialmente, deverá ficar junto, ou o mais próximo possível da mina de onde se extrai a argila. Com isto, deve-se estruturar nesse local um escritório administrativo-operacional e também um galpão em que se processam as etapas de manuseio de matéria-prima e o produto acabado que sai do forno, também é necessário que seja estruturada uma área para servir refeições aos funcionários que trabalham nesse campo de produção. Nesse mesmo espaço do galpão deverá ser construídos espaços destinados ao descanso dos funcionários nos intervalos entre turnos ou mesmo descanso obrigatório previsto em legislação.
Dessa
forma, deve-se optar por construir um espaço em forma de galpão com as divisões
necessárias para compor os diversos ambientes necessários e requeridos para
esse tipo de empresa.
Já na
área de vendas será necessário dotar o local com uma estrutura operacional na
forma de escritório administrativo, que será o ambiente destinado a vendas e
atendimento a clientes diretos.
O custo de estruturação dos imóveis será bastante variável. No entanto, estima-se um desembolso na ordem de R$ 90.000,00 a R$ 180.000,00. Nesse custo já estão previstas as instalações elétricas, rede de computadores, hidráulicas e área administrativa.
O custo de estruturação dos imóveis será bastante variável. No entanto, estima-se um desembolso na ordem de R$ 90.000,00 a R$ 180.000,00. Nesse custo já estão previstas as instalações elétricas, rede de computadores, hidráulicas e área administrativa.
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
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