quinta-feira, 1 de novembro de 2012

APRESENTAÇÃO DO NEGOCIO OLARIA


Apresentação do Negócio
Foi na década de 1940 que se desenvolveu a tecnologia da fabricação de tijolos ecológicos. No Brasil, somente depois da década
de 1970 é que se passou a produzir tijolos de baixo custo utilizando processos de fabricação menos agressivos ao meio ambiente.
Os tijolos ecológicos são assim chamados por permitirem o uso de areia, resíduos de usinas siderúrgicas e petroquímicas que, através do emprego de cimento e água geram peças padronizadas e altamente resistentes. Por não usar o barro vermelho (
matéria-prima tradicional dos tijolos convencionais), evita-se também a degradação do meio ambiente causada por sua extração. A grande vantagem logística destes tijolos é que podem ser fabricados e armazenados na própria obra.
Outra vantagem referente à questão ecológica é que o processo de produção dos tijolos não necessita de fornos. Este fato gera grande
economia energética e evita que muitas florestas sejam destruídas para a obtenção da lenha. Os tijolos ecológicos, ou tijolos de solo cimento como também são conhecidos, servem para todos os padrões sociais e vem sendo cada vez mais difundidos.
Além de todas as vantagens para o meio ambiente, ainda representam economia superior a 40% em relação ao custo dos tijolos
convencionais.
Mercado
"O grande déficit habitacional que ainda é realidade no Brasil aponta o grande potencial mercadológico para este tipo de produto. Em função das características construtivas dos tijolos ecológicos, o tempo que se leva para construir uma casa popular é reduzido, pois as peças padronizadas facilitam o seu processo de montagem.
Outro fator importante se refere à possibilidade da fabricação de casas em regime de mutirão, o que barateia ainda mais o custo e amplia a demanda por este tipo de produto.
Para diminuir o déficit habitacional no país, estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 7,9 milhões de
moradias, medidas como a construção de conjuntos residenciais populares podem gerar alternativas de negócios para empreendedores.
Por não necessitar de grandes estruturas produtivas, a fabricação de tijolos ecológicos pode ser viabilizada em praticamente todo o
território nacional. E os fatores que devem ser levados em conta se referem mais à obtenção da matéria-prima e ao transporte dos
produtos até seus clientes.
Este negócio pode explorar o mercado de várias formas diferentes, não só para a construção de casas de alvenaria, mas também para várias outras aplicações, como: construção de muros, calçadas, móveis e divisórias e tudo mais que as idéias das pessoas permitirem.
No que concerne ao setor industrial, a construção civil foi destaque em 2007, com um crescimento de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2006, ficando atrás apenas da indústria extrativa mineral que cresceu 12,6% no mesmo período.
Localização
O fator primordial para a instalação de uma pequena empresa produtora de tijolos ecológicos está diretamente relacionado com a
existência de fornecedores próximos de matéria-prima e disponibilidade da mão-de-obra.
Outro aspecto que diz respeito à localização da empresa é que se não estiver de acordo com as normas da prefeitura quanto ao que rege o plano diretor para o exercício da atividade econômica acaba inviabilizando seu registro.
A melhor alternativa é procurar um imóvel apropriado para alugar, onde além da área disponível para a instalação das máquinas, tenha
ainda condições de ajustes para atender as normas da vigilância sanitária e aos requisitos de qualidade do processo produtivo, estabelecendo espaços apropriados para guardar as matérias-primas, as embalagens e os produtos acabados, bem como disponha de escritório, refeitório e banheiros.
Como exemplo e com finalidade meramente ilustrativa, considera-se uma área aproximada de 600 m2 para iniciar o negócio com quatro
funcionários na produção e um no administrativo, mais um na equipe de vendas.
Exigências legais específicas
O empreendedor que está disposto a constituir uma fabrica de tijolos ecológicos deve requerer os registros e licenças necessárias à
implantação do negócio, tais como:
a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:
-Junta Comercial;
-Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
-Secretaria Estadual de Fazenda;
-Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
-Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de
janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
-Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.
-Corpo de Bombeiros Militar.
b) Visita a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua fábrica para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
Além do registro da empresa que pode ou não adotar o regime da lei geral das micro e pequenas empresas, qualquer atividade econômica deve respeitar o código de defesa do consumidor (CDC - Lei nº 9.870/1999), pois ele estabelece uma série de direitos e obrigações ao fornecedor e ao consumidor. A empresa deverá atender a algumas regras, tais como: responsabilidade sobre o fornecimento dos produtos e serviços, garantia da qualidade, rastreabilidade, entre outros.
É importante lembrar que o empreendedor está sujeito a fiscalização sanitária do estabelecimento e do produto.
Informações detalhadas sobre exigências legais e requisitos para a obtenção dos registros devem ser solicitados diretamente junto aos
órgãos municipais e estaduais competentes e junto ao INMETRO.
Estrutura
Além de apresentar condições físicas para a instalação das máquinas e acessórios de produção, a infra-estrutura para o negócio deve estar dividida em setores, para respeitar o fluxo de produção. As principais divisões a serem adotadas são:
• Área de recepção e armazenagem da matéria-prima;
• Área de mistura;
• Área de alimentação de moldes, prensagem e de cura;
• Área de estoque de produtos acabados e expedição.
O acesso dos veículos de carga deve ser amplo e permitir manobras, pois todas as cargas de matérias-primas e de produtos acabados são realizadas por caminhões de médio e grande porte. Também é importante que o empresário forneça boas condições de trabalho aos seus colaboradores, fato este que se reflete positivamente na satisfação e produtividade.
Outro aspecto a ser observado refere-se à adequação (ergonomia) dos postos de trabalho, pois em função da duração e caráter repetitivo das atividades realizadas, é muito importante que os funcionários estejam bem acomodados, em cadeiras e acessórios apropriados para evitar problemas de saúde ocupacional.
Pessoal
A necessidade por contratação de mão-de-obra cresce de acordo com o aumento da demanda, mas é uma atividade em que se pode medir com grande precisão o volume a ser processado diariamente por cada membro da equipe. Não correndo o risco que outras atividades menos técnicas apresentem oscilações da capacidade produtiva.
Por se tratar de atividade basicamente manufatureira, e que absorve muitas pessoas com baixo grau de instrução, torna-se uma atividade com alta taxa de rotatividade, ou seja, as pessoas começam a trabalhar e desistem com muita facilidade. Este fato gera grandes problemas de continuidade do trabalho, garantia de qualidade e cumprimento aos prazos contratados.
Como estimativa para analisar a operação de uma fábrica de tijolos ecológicos, considera-se a necessidade inicial de quatro funcionários na produção, um no administrativo e outro no comercial para compor a equipe de trabalho, além da presença em tempo integral do empresário.
Equipamentos
É muito importante que o empresário, antes de iniciar suas atividades, visite outras fábricas semelhantes e também peça para ver os
equipamentos dos fornecedores em funcionamento. Estes cuidados iniciais são de grande utilidade para a escolha dos melhores e mais
apropriados equipamentos (segundo as condições financeiras) para iniciar o novo negócio.
É necessário definir com clareza as especificações técnicas, modelos, marcas, capacidades do processo - para depois escolher os
equipamentos, instalações e materiais diversos bem com as principais técnicas de produção a serem adotadas.
Os equipamentos essenciais para a instalação de um fábrica de tijolos ecológicos são os seguintes:
• Betoneira;
• Prensa ou compactador;
• Pás e enxadas;
• Carrinho de mão;
• Móveis e materiais de expediente.
Para o escritório é necessário computador e internet, móveis, impressora e telefone/fax. Um veículo apropriado para transporte de
mercadorias pode agregar valor ao serviço ofertado pela empresa.
Matéria Prima / Mercadoria
Condição vital para a garantia da qualidade na produção de uma fábrica de tijolos ecológicos é sem dúvida relacionada com a variedade de materiais a serem usados como matéria - prima. Existem dezenas de tipos diferentes de argilas, areias, resíduos de siderúrgicas entre outros. Deve-se tomar cuidado com as composições a serem adotadas, pois algumas não reagem corretamente ao serem misturadas ao cimento.
Também é importante o cuidado com a qualidade dos outros insumos a serem utilizados, como a cimento de boa qualidade, a água a ser utilizada no processo de cura, entre outros.
Salienta-se que o conjunto de cuidados acima apresentados, além das corretas práticas de embalagem, armazenagem e transporte podem conferir maior vida útil aos produtos processados.
Como principais características técnicas conferidas aos tijolos ecológicos, pode-se citar:
• Dispensa a necessidade do revestimento das paredes internas e externas, executando apenas o rejuntamento dos tijolos;
• Não necessita de mão-de-obra especializada;
• Alinha-se automaticamente na montagem, pois sua forma geométrica é auto-travante, permitindo ganhos de velocidade na execução da obra;
• Seu aproveitamento é de praticamente 100%, pois o mesmo não quebra em virtude da elevada resistência mecânica;
• A instalação das redes hidráulicas e elétricas fica facilitada pelo aproveitamento dos furos internos dos tijolos;
• Ainda obtém-se proteção térmica e acústica em função da geometria dos tijolos e dos furos internos.
Organização do processo produtivo
O processo de fabricação é simples, e apesar de não utilizar fornos para a fabricação dos tijolos, utiliza os mesmos equipamentos do
processo convencional para a homogeneização da matéria-prima. As principais fases do processo estão descritas a seguir:
• Peneiramento para diminuir o tamanho dos grãos;
• Medição de volume e/ou massa dos componentes;
• Alimentação da betoneira para realizar o processo de mistura;
• Adição de água;
• Alimentação das prensas e operação de prensagem;
• Retirada dos moldes e colocação em mesas de transporte;
• Acomodação das peças em local apropriado para a secagem.
Este processo de secagem, que deve ser ao abrigo da luz leva em torno de sete dias para ser concluído, conferindo assim as propriedades requeridas para o tijolo. Estas propriedades, definidas em normas são o índice de absorção de água e a resistência à compressão.
Automação
O nível de automação para este tipo de empresa não se apresenta muito expressivo, trata-se de uma atividade basicamente
manufatureira, na qual os serviços manuais abrangem a maioria dos processos produtivos.
No que se refere ao processo de cura e secagem pode-se citar o uso de secadores automáticos, os quais permitem que se tenha maior controle sobre os parâmetros de temperatura e umidade, fundamentais para garantir a qualidade dos produtos.
Canais de distribuição
As formas de fazer chegar os produtos ao consumidor final são extremamente importantes, e dividem-se em duas categorias básicas: a
primeira, onde o empresário promove a venda diretamente aos clientes finais, mantendo para isto uma equipe de vendedores que percorre periodicamente os clientes tirando pedidos, e a segunda, onde o empresário opta por trabalhar com distribuidores, sendo neste caso os responsáveis por realizar a venda e a entrega dos produtos.
Para pequenos volumes e empresas de pequeno porte, trabalhar com distribuidores acaba sendo inviável, pois as margens de negociação de preços e obtenção de lucro são pequenas e geralmente não se mostram interessantes. A saída neste caso consiste em montar uma boa equipe de venda que consulte os clientes, avalie a receptividade dos produtos e serviços, ouça sugestões, reclamações e tire pedidos.
Investimentos
A decisão de iniciar um negócio de produção de tijolos ecológicos passa necessariamente por um correto levantamento de quanto
dinheiro e esforço o empresário irá gastar. Este fato é decisivo para que os riscos de ocorrerem problemas financeiros sejam menores. O empresário deve pesquisar o preço das máquinas, equipamentos e acessórios a serem adquiridos para o início das atividades.
Deve-se ressaltar que cada situação é particular, e o empreendedor vai definir quais os equipamentos pretende adquirir para iniciar suas
atividades.
A fim de exemplificar a estruturação dos investimentos apresenta-se a seguir uma lista dos principais equipamentos a serem adquiridos para a produção de aproximadamente 75.000 tijolos por mês:
• Betoneira (600 L) auto carregável – R$ 12.900,00;
• Prensas – R$ 3.500,00;
• Pás, enxadas e peneiras – R$ 400,00;
• Carrinho de mão – R$ 200,00;
• Equipamentos para escritório – R$ 4.000,00
Perfazendo um total aproximado de R$ 21.000,00, além da estimativa de outros R$ 15.000,00 para reforma de estrutura do imóvel a ser ocupado, instalações, ajustes, etc.
Capital de giro
Capital de giro é um montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir a dinâmica do seu processo de negócio.
O capital de giro precisa de controle permanente, pois tem a função de minimizar o impacto das mudanças no ambiente de negócios onde a empresa atua.
O desafio da gestão do capital de giro deve-se, principalmente, à ocorrência dos fatores a seguir:
• Variação dos diversos custos absorvidos pela empresa;
• Aumento de despesas financeiras, em decorrência das instabilidades desse mercado;
• Baixo volume de produção e vendas;
• Aumento dos índices de inadimplência;
• Altos níveis de estoques de matéria-prima e também de produtos acabados.
O empreendedor deverá ter um controle orçamentário rígido de forma a não consumir recursos sem previsão. O empresário deve evitar a retirada de valores além do pró-labore estipulado, pois no início todo o recurso que entrar na empresa nela deverá permanecer possibilitando o crescimento e a expansão do negócio.
Dessa forma a empresa poderá alcançar mais rapidamente sua auto-sustentação, reduzindo as necessidades de capital de giro e agregando maior valor ao novo negócio. Da mesma forma que se sugere um investimento inicial de R$ 36.000,00, estima-se a necessidade do capital de giro em torno de R$ 19.800,00. Valor que deve estar disponível na conta para pagamentos, conforme demonstrado a seguir na análise de custos para a estrutura considerada.
Custos
Os custos são todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos
produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
É fundamental que o empresário chegue ao nível de detalhamento do custo unitário de produção, podendo desta forma calcular a margem de contribuição unitária de cada produto.
Outro fator extremamente relevante para a análise dos custos está relacionado ao correto aproveitamento da capacidade de produção dos colaboradores.
Quanto maior for a produção, menor será a incidência do custo fixo sobre os produtos, pois, este custo é dividido (segundo critério
apropriado) por todos os produtos produzidos, representando um menor custo unitário e melhorando a margem de contribuição.
A listagem a seguir procura apresentar de forma simplificada os principais itens de custo mensal que devem ser absorvidos pela fábrica
de tijolos ecológicos:
• Aluguel – R$ 1.000,00
• Matéria-prima – R$ 8.000,00
• Luz, telefone, água e internet – R$ 3.000,00
• Contador – R$ 400,00
• Salários diretos (mais encargos) – R$ 2.800,00
• Salários indiretos – R$ 1.500,00
• Manutenção – R$ 100,00
• Despesas correntes – R$ 500,00
• Outras despesas mensais com insumos – R$ 500,00
• Pró-labore – R$ 2.000,00
Salienta-se que os valores são meramente ilustrativos e dependem muito da estrutura do negócio, assim como não foram previstos os
impostos e tributos, pois estes dependem do tipo de registro adotado pela empresa.
Diversificação / Agregação de valor
Os empresários devem ter em mente que fatores como qualidade (item obrigatório), prazo e preços são condições mínimas para que uma empresa permaneça no mercado. O diferencial a ser oferecido é fator determinante na preferência do cliente o qual agrega valor ao negócio, chegando ao ponto do consumidor estar disposto a pagar mais caro pelo produto, em relação a outras marcas. Estes diferenciais dependem da relação entre os negócios, e podem estar fundamentados em ofertas de serviço distintas da maioria dos concorrentes, como por exemplo: entrega, flexibilidade nos pedidos, na forma de pagamento, capacidade para realização de serviços especializados, variação no mix dos produtos, entre muitas outras opções.
Destaca-se como um diferencial com forte valor agregado a utilização de tijolos contendo resíduos sólidos de outras indústrias poluidoras no processo produtivo, demonstrando o apelo ecológico do produto.
A empresa também deve apresentar o potencial criativo e a versatilidade que pode ser obtida com a utilização dos produtos, apresentando móveis, calçadas, muros e divisórias entre outras possíveis aplicações do produto.
Outro diferencial a ser explorado pela fábrica consiste do oferecimento de cursos e equipe especializada para a construção de casas e outras aplicações utilizando o produto tijolo ecológico.
Divulgação
“Propaganda é a alma do negócio”, este ditado popular é válido para qualquer tipo de empresa. Existem muitas formas de se promover a divulgação das atividades e capacidades das empresas, e todas estão relacionadas às atividades de marketing. No caso específico da
fabricação de tijolos ecológicos existe ainda uma grande oportunidade para o convencimento dos consumidores a respeito das qualidades e vantagens do uso dos tijolos ecológicos.
Muitas pequenas fábricas ainda enfrentam dificuldade em colocar seus produtos no mercado justamente pela pouca divulgação das qualidades dos tijolos ecológicos. A alternativa a ser explorada é procurar parceiros comerciais como lojas de materiais para construção e até mesmo outros produtores de tijolos ecológicos, com a intenção de juntar esforços e diminuir o volume de investimentos necessários para a divulgação comercial dos produtos.
É interessante que o empresário elabore um folder (panfleto de divulgação) que relacione os produtos ofertados, a capacidade produtiva da empresa e também mostre algumas fotos da estrutura e da equipe, bem como relacione alguns clientes para consulta (lembrando de pedir autorização aos mesmos para isto), e com este material saia fazendo visitas a novos clientes.
Algumas iniciativas de pequenos patrocínios comunitários, anúncios em jornais, internet e propagandas em rádio podem surtir efeito
positivo na divulgação do nome da empresa.
Informações Fiscais e Tributárias
As pequenas fábricas estão amparadas pela legislação do SIMPLES NACIONAL (Lei Complementar 123/2006), e podem se enquadrar inicialmente como micro empresa (faturamento anual até R$ 240.000,00).
Em virtude do objetivo deste material não contemplar o aprofundamento nos temas relacionados, mas sim servir de orientação inicial para o futuro empresário, sugere-se que todos os aspectos relacionados com o registro da empresa, identificação das legislações relacionadas à operação, principalmente as que tratam da contratação de pessoal, produção e comercialização devem ser orientadas por profissionais especializados na área.
O movimento por regularização das atividades de empresas atuando na informalidade (ilegalmente) está cada vez mais forte. E a fiscalização das atividades vem contribuindo muito com isto. Neste caso, o empreendedor deve tomar as providências para regularizar sua atividade, por mais complicada, cara e dificultosa que possa parecer, pois sem dúvida passa a ser um diferencial competitivo frente aos clientes.
É importante que o empreendedor converse com um contabilista devidamente registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para os devidos esclarecimentos quanto aos aspectos legais e tributários relacionados à situação específica do negócio que está almejando iniciar. O prestador de serviços contábeis tem a incumbência de informar e orientar quanto aos aspectos tributários da empresa. A relação a seguir mostra os tributos que mais influenciam os preços de venda de produtos e serviços.
• IPI - (imposto sobre produtos industrializados) - Na TIPI (tabela) é possível saber a condição de enquadramento do produto;
• PIS – (programa de integração social) - Há duas situações dealíquotas diferentes, uma para empresas no regime de lucro presumido
e outra para empresas no regime de lucro real (neste caso com direito a crédito nas compras efetuadas);
• COFINS – (contribuição para financiamento da seguridade social) Há duas situações de alíquotas diferentes, uma para empresas no
regime de lucro presumido e outra para empresas no regime de lucro real (neste caso com direito a crédito nas compras efetuadas);
• IRPJ – (imposto de renda pessoa jurídica) - Há duas situações de enquadramento, lucro real ou lucro presumido;
• Contribuição Social sobre Lucros - Segue exemplo do IRPJ, duas situações de enquadramento, lucro real ou lucro presumido;
• Encargos sociais sobre a folha de pagamento - As porcentagens variam de empresa para empresa em função de diversos fatores;
• Simples Federal - Aplicável apenas às micro e pequenas empresas. Engloba os 6 tributos acima;
• ICMS – (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) - As porcentagens variam em função de diversos fatores;
• Simples Estadual - Aplicável apenas às micro e pequenas empresas.

Refere-se ao ICMS;
• ISS – (Imposto sobre Serviços) - Aplicável às empresas prestadoras de serviço. Nem todos os tributos mencionados no quadro acima serão recolhidos pela fábrica de tijolos ecológicos. Para a exata definição de quais impostos e suas respectivas alíquotas é necessário saber o real modo de funcionamento da empresa. Por exemplo, a empresa apenas comercializará produtos? Quais tipos de produtos a empresa irá comercializar? A empresa comercializará produtos e prestará serviços? Qual o porte da empresa em termos de faturamento mensal? É preciso ressaltar que sem estas respostas fica muito difícil definir o regime tributário da empresa e por isso é importante a definição da sua forma de atuação e a orientação do prestador de serviços contábeis, tendo em vista o estudo das alíquotas a serem praticadas.
Glossário
ARGILA - Formada pela alteração de certas rochas, como as que tem feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha. No solo a fração de argila, componente comum das lamas ou barro, como são conhecidos popularmente.
BETONEIRA - Uma betoneira ou misturador é o equipamento utilizado para mistura de materiais, na qual se adicionam cargas de pedra, areia e cimento mais água, na proporção e textura devida, de acordo com o tipo de obra.
MIX – variação de produtos a serem comercializados de forma conjunta ou separadamente.
Dicas do Negócio
• É recomendável que as empresas clientes sejam visitadas e se possa fazer um levantamento das principais necessidades apresentadas. É muito arriscado iniciar um negócio baseado apenas nas promessas de um único cliente;
• Uma breve consulta ao plano diretor na prefeitura já permite identificar se é possível ou não a utilização de determinado imóvel para iniciar o negócio.
• Assim que possível o empresário deve procurar ajuda profissional para a seleção e contratação de pessoas. Existem muitas agências
especializadas neste tipo de atividade, que acabam ajudando a evitar muitas dores de cabeça e prejuízos para a empresa.
• A melhor maneira de conduzir a negociação de preços e prazos com os clientes é mostrando organização e conhecimento sobre os
processos e os custos de operação da fábrica.
• Quanto mais precisa for a pesquisa a respeito das necessidades de investimento, menores as surpresas quanto à previsão financeira para iniciar o novo negócio, e isto evita inclusive a armadilha de afundar em dívidas por falha na programação financeira.
• Para descobrir o que pode agregar valor na relação com o cliente, o empresário deve estar atento aos detalhes e sempre que possível
precisa escutar seus clientes, conversar com eles e descobrir o algo mais que vai cativar a relação comercial.
• O empresário deve ter em mente que é importantíssimo acompanhar e questionar constantemente o prestador de serviço de contabilidade.
• Identificar os arquitetos, engenheiros e construtoras que investem em estratégias de sustentabilidade ambiental para agregar valor aos
produtos, buscando a diferenciação perante a concorrência.
• Subsidiar, por meio do fornecimento do produto, as pesquisas em centros de desenvolvimento tecnológicos como universidades e
escolas técnicas, pode ser uma oportunidade interessante para a criação de novos produtos e tecnologia de construção.
• Cuidado com as oportunidades de negócios com grandes empreendimentos, pois exigirá considerado investimento e, em alguns casos, a probabilidade de ocorrer problemas de recebimento do pagamento é alta. Nestes casos é importante levantar informações sobre o novo cliente.
Características específicas do empreendedor
Na literatura, existem variadas definições para o que vem a ser um empreendedor e de forma resumida, pode-se perceber em pessoas
empreendedoras a dedicação, a persistência, a disciplina, além da autoconfiança, da facilidade em se relacionar e comunicar e ainda a
capacidade de planejar e se organizar.
Numa atividade como a fabricação de tijolos ecológicos, que é essencialmente industrial, a qualificação técnica para a realização dos
serviços é fator preponderante para o sucesso do negócio. Associada a esta característica e não menos importante está e a condição de saber se relacionar com as pessoas, tanto os clientes como os colaboradores.
Apenas como complementação das informações, sugere-se uma auto-avaliação para medir o quanto o empreendedor está preparado
para ingressar no mundo dos negócios. E neste sentido são apresentados alguns questionamentos importantes, como os que seguem, e que foram extraídos da coleção OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SUCESSO, desenvolvida e disponibilizada pelo SEBRAE/SC:
1. Tenho capital suficiente para abrir a empresa e ainda me manter enquanto estruturo o negócio?
2. Estou preparado emocionalmente para correr os riscos do mundo dos negócios?
3. Como trato os desafios que a vida me oferece? Com paciência e perseverança?
4. Estou preparado e disposto a abrir mão de uma série de hábitos e se for preciso trabalhar 10 horas por dia todos os dias?
5. Conheço bem as minhas limitações?
6. Sou disciplinado o suficiente para estabelecer e cumprir regras e métodos de trabalho?
Cabe mais uma série de questões que teriam como finalidade avaliar o perfil empreendedor. Portanto o empreendedor deve refletir e revisar seus objetivos várias vezes, conversar com amigos e buscar certezas para tomar a decisão de empreender, pois quando iniciado o processo não se pode mais parar, sob pena de se tornar um fracasso.
Bibliografia Complementar
SEBRAE/PR. Olaria, Curitiba: SEBRAE/PR, 1995, 21p.
SEBRAE/SP. Olaria, SEBRAE/SP, 1994.
CNI/DAMPI. Como Iniciar Uma Indústria de Tijolos, Rio de Janeiro, 1978 www.portaltributario.com.br/tributos/sim....
www.oeco.com.br/
www.tijol-eco.com.br/sua_fabrica.html.

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