quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

quack do pato não produz som eco




Veja o site da universidadePor Marcos Ski



O Mundo do Áudio Nunca Mais Será o Mesmo.
O quack de um pato não faz eco.
Cientistas da Universidade de Salford em Manchester - UK ( Inglaterra) põe por terra o mito secular de que o grasnido de um pato não faz eco e apresentaram sua experiência na "British Association Festival of Science" e foi divulgada e transmitida pela BBC iNews para toda a Europa.
Colocaram o nosso astro penoso em varias salas reverberantes e o melhor resultado foi conseguido na Catedral de Manchester onde gravaram o inédito "eco" do som de um pato. Os metódicos cientistas ingleses colocam a disposição dos interessados para download o vídeo com a experiência e o som dos resultados em MP3 e wav.



Claro que a "turma do contra" estava de plantão e contesta a experiência. A polêmica foi criada pelo fato de que o pato ser, na verdade, uma pata de nome Dayse (referência à personagem Margarida de Walt Disney que é a namorada do Pato Donald) o que invalida a experiência que devera ser refeita com um animal do sexo masculino.


Se você tem dúvidas quanto à veracidade dessa experiência tão importante para a comunidade cientifica do áudio mundial saiba que essa foi uma das mais brilhantes estratégias de marketing feitas por uma universidade nos últimos anos e que a University of Salford voltou a ser uma das mais conhecidas (ou comentada) escolas de Áudio e Vídeo da Europa. Confira detalhes da experiência:

- Universidade de Salford - Baixe os sons e o vídeo. Muito legal
http://www.acoustics.salford.ac.uk/acoustics_world/duck/duck.htm
-
BBC de Londres - Inglaterra
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/3086890.stm

Nenhum comentário: